Persona: O que é, e como fazer a sua!

A persona é um perfil semi-fictício criado através de dados de clientes reais, que servirão para representar o cliente ideal da sua empresa. Certamente ela é o pilar que irá sustentar toda a sua estratégia de marketing digital. 

Diferentemente do público-alvo, a persona é mais especificamente detalhada. envolvendo suas características demográficas, hábitos de consumo, histórias pessoais, sonhos motivações e objetivos do seu cliente.

Marketing Digital – Para quem?

Toda estratégia de marketing logicamente é direcionada para alguém correto? Mas para quem? Afinal, o seu objetivo provavelmente é fazer a sua mensagem chegar a alguém. Então essa é uma das primeiras e principais perguntas a serem feitas quando você dá início a uma estratégia, campanha ou ação de marketing. 

Mas para isso, o primeiro passo é identificar qual o seu público-alvo. Mas a tarefa de produzir conteúdos para um grupo tão grande de pessoas não é tão simples. Por isso a Persona facilita e muito esse processo. Com ela, você segmenta o seu público mais facilmente, podendo entregar a sua mensagem a quem realmente está interessado.

Como criar uma Persona?

Para criar a sua persona, é preciso fazer uma pesquisa com seus clientes, e extrair dados que irão compor um padrão de comportamento de consumo. Contudo, esse padrão precisa envolver hábitos e informações que sejam semelhantes entre eles.

Algumas perguntas que você pode fazer aos seus clientes, e que irão lhe auxiliar neste processo de extrair dados para compor sua persona são:

Questões demográficas

1 – Qual o seu gênero?

2 – Qual a sua idade?

3 – Qual a sua escolaridade?

4 – Em qual região/cidade/bairro você reside?

Questões Pessoais e Profissionais

5 – Qual o seu cargo? Qual o tamanho da empresa onde trabalha?

6 – Quais as suas principais responsabilidades?

7 – Quais seus principais desafios?

8 – Quais sãos as suas principais motivações e sonhos?

9 – Quais as suas principais dificuldades?

10 – Quais os seus principais objetivos?

Comportamento de consumo

11 – Quais redes sociais você mais utiliza?

12 – Onde costuma procurar informações sobre produtos e serviços?

13 – Quais marcas você mais utiliza?

14 – Qual o principal fator decisório para escolher uma marca?

15 – Quais problemas seus essa marca/empresa costuma resolver?

Tabulação de Dados

A sua pesquisa pode ser feita tanto presencial como online. Na internet encontramos diversos formulários gratuitos que podem te ajudar nessa tarefa, e o Google Forms é uma ferramenta que cumpre bem essa função.

Após a realização da pesquisa, é preciso fazer a tabulação dos dados obtidos. Na sua análise, é preciso encontrar padrões no comportamento de consumo dos seus clientes, ou seja, questões que foram respondidas de forma semelhantes. 

Portanto, você precisa organizar as respostas de uma maneira que seja possível visualizar esse padrão. Você pode organizá-las em uma planilha, por exemplo.

Exemplo de uma Persona

Douglas, 42 anos: casado, possui 2 filhos e é dono de uma empresa de elétrica que reside na cidade de Jundiaí-SP.

Formado em Administração, ele gerencia a sua própria empresa em busca de aumentar o reconhecimento de sua marca regionalmente.

Ele gostaria de aumentar seus resultados com marketing digital, gerando mais visualizações e fazendo com que a sua marca seja cada vez mais exposta ao seu público.

Seus principais obstáculos são a falta de orçamento para investir em novas soluções por conta do alto valor cobrado pelas agências de marketing e publicidade para atingir o seu objetivo.

Atualmente o principal fator decisório que o faz decidir entre qual marca escolher é o custo benefício. Geralmente busca informações sobre fornecedores no Google e em suas páginas nas redes sociais como Facebook e Instagram.

Portanto, esses tipos de informações farão com que você consiga chegar mais facilmente ao Douglas e resolver os seus problemas.

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