Identidade Visual: Aprenda a gerenciar o visual da sua marca.

A forma como você se comunica, como se veste e como se comporta, diz muito sobre a sua pessoa. Mas tudo isso só faz sentido, se você conseguir realmente passar a sua mensagem, e mostrar para as pessoas ao seu redor quais são suas intenções e seus valores.

Em uma empresa, acontece da mesma maneira. Ou pelo menos deveria acontecer. Ter uma identidade corporativa marcante é importante para atrair e gerar visibilidade para o seu público. Fazer esse processo de maneira correta desde o início facilita futuramente na missão de encantamento e conversão dos seus clientes.

O que é Identidade visual?

Identidade Visual é o conjunto de características e elementos gráficos de uma empresa que tem a missão de passar uma mensagem ou uma ideia para o seu respectivo público, Nessa mensagem precisam estar contidos os valores e o propósito da existência da empresa. Ou seja, a sua missão.

Para que a sua empresa se destaque em um mercado tão competitivo, é preciso que em sua identidade visual contenha as melhores qualidades do seu negócio, o seu diferencial. O motivo da sua empresa ser exclusiva e única.

Com essas características, a sua identidade visual fará com que a sua marca seja lembrada pelo consumidor no momento de tomada de decisão de uma compra.

Por isso é importante que antes mesmo de começar pensar nos elementos gráficos da sua marca, descobrir e entender realmente qual a mensagem a sua empresa quer passar para o mercado. 

Qual a importância de uma Identidade Visual?

A Identidade Visual é o primeiro contato que o cliente tem ou terá com a sua empresa. Podemos comparar a ID Visual com um simples exemplo do nosso cotidiano. Em momentos importantes de nossas vidas, ou em alguma celebração, nos vestimos da melhor maneira possível a fim de passar uma boa impressão. O que acontece com a sua empresa, é que esse momento importante é todo dia. 

Marcas como Mc Donald’s, Coca Cola, e Apple possuem uma identidade visual e um gerenciamento de marca tão poderoso, que em seus materiais de comunicação não são necessários nem utilizar o nome de suas marcas. Elas são facilmente detectadas e lembradas de forma subjetiva na cabeça de seus consumidores apenas pelas cores e tipografia de suas identidades visuais.

Por isso precisamos ressaltar mais uma vez a importância de entender o seu público-alvo bem a fundo. Identificar quais as cores, fontes e posicionamento dos elementos mais adequados para se utilizar no material de comunicação da sua empresa, e alinhar isso com o real interesse do seu target.

Elementos de uma Identidade Visual

Nome

Escolher um nome coeso e alinhado com o seu negócio é importantíssimo para o futuro da sua organização, antes mesmo da sua empresa estar funcionando. Fica a dica em um primeiro momento, fazer uma pesquisa sobre o nome escolhido, e identificar se tal nome não possui duplo sentido em alguma região do país ou até mesmo do mundo.

Slogan

Nem todas as empresas possuem um slogan. Mas obter um não paga nada, e te ajuda muuuuuuuuuito se você quer que a sua marca fique gravada na mente dos consumidores. Um bom exemplo disso são os slogans usados por políticos em épocas de eleição, Quem nunca ficou com um desses gravado na cabeça?

Cores

As cores possuem um grande impacto no mundo corporativo e industrial. Estudos apontam que as cores aumentam em 85% o reconhecimento de uma marca no momento de decisão de uma compra, e que a cor também é o principal fator decisório na hora de escolher uma marca. 

Tipografia

A Tipografia é a organização e a forma como um texto é exibido. No nosso caso, em nossa marca. A escolha de uma fonte dirá muito sobre a personalidade da sua empresa. Você pode escolher entre fontes mais descoladas, alegres e modernas, ou fontes mais sérias, retrô ou fontes que busquem passar segurança. 

Possuímos também outros elementos que fazem parte da sua identidade visual que são os elementos gráficos da sua comunicação com o público. Embalagens, posts em redes sociais, o design do seu site, etc.

Portanto, é de extrema importância ter uma identidade visual forte e que expresse o real significado da sua marca.

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